Economista explica a importância da organização financeira em 2023; Confira as dicas

PUBLICIDADE

O ano de 2023 já começou e com ele uma lista de novas contas para pagar, estão inclusos Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), gastos com material escolar e muitas contas vindas de um 2022 turbulento, composto por inflação e preços em alta. Por conta disso, o início do ano é o momento de planejar novos objetivos, começar novas rotinas e planejamento financeiro.

Para te ajudar nessa organização para 2023, o portal HojeDiario.com conversou com o economista Robinson Guedes, que apontou que 2023 será um ano desafiador, tanto no Brasil como em todo o mundo, visto que ainda estamos em um cenário de instabilidade.  

Conforme explicou o economista, o primeiro passo para a organização financeira é ter autoconhecimento.
A organização financeira parte, inicialmente, de um autoconhecimento. Ou seja, saber identificar suas despesas fixas, supérfluas e comparar com os seus ganhos. Com esta consciência, as chances de um endividamento são bem menores, a possibilidade de crédito no mercado aumenta e também as articulações para investimentos se tornam mais viáveis, refletindo na importância de estar sempre organizado com as finanças”, disse.

O processo de planejamento é uma etapa crucial, para você saber para onde o seu dinheiro entra e saí. Com as entradas e saídas organizadas, fica muito mais fácil administrar e decidir para onde destiná-lo.
“Para começar o ano bem financeiramente, além da organização pessoal, é importante ter um planejamento para os meses. Estabelecer prioridades de compras e projetar os gastos futuros proporciona mais controle do seu dinheiro e também ampara em relação a emergências”, complementa Guedes.

Ainda segundo ele, a melhor maneira de colocar a organização em prática é pegar o papel e caneta e anotar todos os gastos.
“Anote tudo, tudo mesmo, sem deixar nada de fora, até os gastos menores. Planejar não é complexo e não precisa ser difícil, basta um papel e uma caneta. De forma simples mesmo, só anotando os valores que saem e os que entram na conta”, afirma.

Fazer o planejamento das metas é também outro tipo de ação que facilita o equilíbrio do orçamento. No entanto, é preciso ter conhecimento das potencialidades financeiras individuais e também analisar o mercado, se está propício para fazer tal investimento.
“De um modo geral, sempre recomendo priorizar as demandas básicas da família e despesas fixas, para depois direcionar os gastos com itens mais extraordinários“, aponta. 

Dicas extras para um melhor planejamento

  • Pense antes de comprar

Outra coisa comum que prejudica a vida financeira são as compras por impulso. Por isso, antes de fazer uma compra, pense se ela é realmente necessária.

  • Utilize o cartão de crédito apenas para emergências

O cartão de crédito deve ser utilizado com extrema cautela, tendo seu uso voltado para, principalmente, momentos imprevistos. O controle deverá ser utilizado para não haver mais malefícios do que benefícios.

  • Faça a sua reserva de emergência

É muito importante ter uma reservar para gastos inesperados. Por isso, comece guardando uma pequena quantia todo mês, até se ter uma boa reserva financeira.

  • Poupança e investimento

Com uma parte do dinheiro voltada a reserva de emergência, posteriormente, diversifique sua carteira de investimentos em ativos financeiros que irão lhe possibilitar a construção de algum desejo. Por exemplo, se você tem um objetivo de fazer uma viagem, você deve determinar um prazo de poupança, a quantidade de dinheiro que deve ser poupado por mês e que tipo de aplicação você irá realizar para investir o valor.

Por fim, com todas as dicas colocadas em prática, estude para conseguir administrar suas economias de forma inteligente.

(por Estella Abreu, Estagiária em Jornalismo, sob supervisão do editor)

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

Deixe um comentário

Send this to a friend