PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Profissionais da rede municipal de saúde de Ferraz de Vasconcelos recebem capacitação sobre hanseníase

Os enfermeiros e agentes de saúde da rede municipal de saúde de Ferraz receberão uma capacitação específica sobre hanseníase nesta quinta-feira (12). Os profissionais irão receber um questionário com os sintomas da doença para ser aplicado aos casos suspeitos, o que irá auxiliar no encaminhamento para o serviço especializado.
A hanseníase é uma doença milenar, conhecida como lepra, que ataca os tecidos e nervos. Embora com pouca incidência, ela ainda circula em todo o mundo.

Atualmente, a rede municipal de Ferraz de Vasconcelos tem dois pacientes confirmados e que já estão em tratamento. Para disseminar a informação e identificar mais casos, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) está intensificando ações ao longo do mês de janeiro.

Um dos principais sintomas da hanseníase são as manchas na pele ou nódulos, áreas sem sensibilidade, fraqueza, dor nos nervos e inchaço em mãos, pés ou rosto.

A coordenadora do SAE, Joelma Barcelos, explica que a análise é feita de forma clínica, ou seja, por meio dos sintomas descritos, mas, posteriormente, é feito exame específico para confirmar a doença. Se o paciente for portador da hanseníase, ele é encaminhado para o SAE que dá o suporte para o tratamento em uma unidade de referência.
“Essa é uma doença que tem cura. Aqui é oferecido todo o acompanhamento e medicamento totalmente gratuitos”, destaca.

Em caso de suspeita, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa para receber uma avaliação médica.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario