PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Moradora de Suzano, jovem de 17 anos passa na USP após realizar cursinho comunitário na cidade

Vitória Fernandes de Sá tem 17 anos e estudou a maior parte de sua vida na rede pública de ensino. Moradora do Jardim Casa Branca, em Suzano, ela é apaixonada por química e sempre sonhou em atuar na área. Não houve maior alegria do que ver seu nome na lista dos aprovados na Universidade de São Paulo no último dia 27 de janeiro. Mas a conquista veio depois de muito esforço e ao conhecer o cursinho comunitário Suzad, por meio de uma matéria do HojeDiario.com, em 2022.

A paixão pela química começou ainda no Ensino Médio, quando prestou o vestibular da ETEC para Química, em 2019. Infelizmente, Vitória não passou de primeira. Seu primeiro ano no ensino médio, então, foi cursado na escola Estadual Alfredo Roberto, no Casa Branca. Era próximo de sua casa, já que ela é moradora de Caxangá, também em Suzano. Numa segunda tentativa, ela conseguiu passar na escola técnica.
“Em 2021, prestei o vestibulinho da Etec Parque Belém para química com ensino médio nas vagas remanescente e felizmente passei, fazendo os meus dois últimos anos do ensino médio lá”, disse.

O ensino médio só intensificou seu sonho de trabalhar na área química.
“Desde quando descobri a química eu apaixonei, principalmente no ramo da pesquisa de novos compostos, de vacinas ou remédios. Meu sonho é trabalhar nessa área no Instituto Butantan”, contou.

Mas a rotina era pesada, segundo ela.
“Eu entrava na escola 13h30 e tinha que sair daqui de Suzano, no máximo, 11h40. Eu acordava às 8 horas para estudar de manhã, arrumar as coisas de casa e me arrumar para ir para escola e saía 11h30 porque eu normalmente pegava o ônibus que passava nesse horário e chegava mais ou menos 12 horas na estação de Suzano. Se desse problema no trem, eu estava adiantada. Se não desse problema, eu chegava às 13 horas na ETEC e saía às 18h50”, disse.

De lá, ela pegava um ônibus que a própria ETEC oferecia aos alunos para irem à Estação Tatuapé. De lá pegava o trem, sempre tentado não se atrasar para chegar, no mínimo, às 20 horas em Suzano.
“Eu chegava muito cansada principalmente porque indo para escola e voltando eu ia em pé no trem. Na volta, a van sempre ficava cheia, mas no ônibus eu ia sentada. Chegava em casa entre 20h30 e 21 horas, comia e tomava um banho, em seguida já ia estudar e ficava até 23h30 estudando e depois ia dormir”, detalhou.

Chegado o último ano, havia duas novas preocupações: o seu Trabalho de Conclusão de Curso e os vestibulares para a faculdade. Agora seria necessário estudar e muito caso quisesse passar na faculdade de seus sonhos. Foi aí então que uma mensagem mudou sua vida.
“Minha irmã me enviou a postagem do Suzano Hoje, no Instagram, referente ao cursinho do Enem Suzad”, explicou.

A postagem em questão foi feita em janeiro de 2022, contando sobre o cursinho gratuito Enem Suzad, realizado em Suzano. Ele é realizado na Igreja Assembleia de Deus Ministério Belém, no Parque Maria Helena, próxima à estação de trem. Vitória decidiu então se inscrever. A principal dificuldade durante seu ano no cursinho era conciliar a escola com os estudos, realizado aos sábados na parte da manhã.
“O meu principal desafio foi conciliar o cursinho com a escola. Como eu estava no último ano tinha o TCC para realizar e foi muito complicado lidar com o vestibular e com o trabalho”, disse.

Apesar de todas essas dificuldades, as semanas no cursinho valiam a pena.
“As aulas eram incríveis. Os professores do cursinho sempre muito prestativos e me ajudaram muito durante minha trajetória. Lembro perfeitamente que quando pensava em desistir do vestibular ano passado, os professores e a coordenadora Rebeca me incentivavam para não deixar o barco e diziam que eu era capaz de conquistar qualquer coisa”, contou.

Vitória destaca que não foi fácil, mas todo o esforço compensou. No último dia 27 de janeiro, ela viu o seu nome na lista de aprovados para o curso de Química na Universidade de São Paulo (USP), uma das melhores universidades da América Latina.
“É uma sensação incrível, tudo que estou vivendo desde o dia que descobri a aprovação é um sonho. Saber que estou onde sempre almejei estar e tão nova traz a sensação de dever comprido. Lembro da minha reprovação no vestibulinho da ETEC em 2019 e ver o tanto que eu cresci e da minha persistência no meu sonho, é um sentimento gratificante”, afirmou.

Segundo ela, o apoio que recebeu de sua família, amigos e professores foi essencial para que ela não desistisse.
“Para realizar meu sonho foi preciso de muita dedicação, muita persistência e principalmente de muito apoio. Ano passado eu fiquei o ano inteiro estudando para o vestibular e ao mesmo tempo para o meu último ano no ensino médio, não vou dizer que é algo fácil porque não é! É muito difícil você conciliar tudo isso, muitas vezes pensava em desistir, mas tive muito apoio da minha família, dos meus amigos e dos meus professores da escola e do cursinho”, contou.

Com suas aulas para começar no dia 3 de março e Vitória já está com grandes expectativas sobre o que será essa nova fase de sua vida.
“Estou super ansiosa para começar, espero aprender muito nessa universidade dos sonhos e fazer muitas amizades. Quero crescer lá dentro como pessoa e profissional, almejo fazer diversas iniciações científicas durante esses 4 anos. Espero também que a USP me dê oportunidades de ir estudar uma temporada no exterior, para adquirir mais conhecimento e experiência”, disse.

Por fim, ela agradeceu a cada uma das pessoas que fizeram parte do cursinho Suzad e que a ajudaram a conquistar esse sonho.
“Desde o início todos sempre estiveram comigo e me apoiaram de todas as formas possíveis. Eu cresci academicamente e como pessoa no cursinho e não tenho palavras para descrever a minha gratidão pelos professores, pela coordenação, pelas tias da cozinha que sempre faziam nosso cafezinho, pelos porteiros, por todos que fazem parte desse projeto tão incrível e que pode abrir diversas portas para pessoas que acham que nunca vão passar em uma universidade pública, como eu. Acredito que sem eles nada disso seria possível”, finalizou.

O cursinho Enem Suzad está com inscrições abertas até o dia 1º de março. Para se cadastrar, basta acessar o link: https://forms.gle/TDb9LELaEbRB4rodA e preencher o formulário. As aulas ocorrerão sempre aos sábados, das 8 às 14 horas, a partir do dia 25 de março de 2022. Mais detalhes podem ser encontrados no link: https://hojediario.com/2023/02/04/cursinho-gratuito-oferece-preparacao-para-o-enem-em-suzano-2/.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario