PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pandemia da Covid-19 aumentou o consumo de álcool da população; Veja onde buscar ajuda para dependência química no Alto Tietê

Celebrado nesta segunda-feira (20), o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo visa alertar a população sobre os danos que o consumo excessivo de bebida alcoólica e de entorpecentes provoca no organismo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. Além de afetar o organismo dos dependentes, o uso indevido dessas substâncias é um problema de saúde pública de ordem global, afetando valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

Segundo uma pesquisa feita pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), conduzida em 33 países da América Latina e do Caribe, o consumo de álcool aumentou durante a pandemia do coronavírus (Covid-19), tanto em homens quanto mulheres.  
Segundo o levantamento, 74% dos brasileiros entrevistados beberam durante a pandemia. Desse número, 42% relataram beber de forma excessiva em algumas situações.

O consumo de drogas – sejam lícitas ou ilícitas – pode causar diversos efeitos colaterais no organismo em curto ou longo prazo. Algumas das consequências são alterações na frequência cardíaca e pressão arterial, mudanças no apetite e no sono, perda de memória, comprometimento do rendimento intelectual, perda de memória, perda da habilidade de resolução de problemas, desenvolvimento de doenças, câncer e até overdose.

Todas as substâncias podem levar a dependência química, qualquer pessoa que experimentar a droga pode se tornar dependente e, consequentemente, não conseguirá deixar o vício sozinho, precisando de uma intervenção especializada.

As pessoas que buscam ajuda para o tratamento do abuso de substâncias devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (Caps AD), para receber o apoio e acompanhamento profissional de forma gratuita.

Veja onde buscar ajuda nas cidades do Alto Tietê:

A Prefeitura afirma que as ações voltadas às temáticas de álcool e outras drogas são desenvolvidas pelo Caps AD do município. Além disso, as UBSs realizam o Programa de Controle do Tabagismo.

A administração municipal fará uma ação do Dia Nacional de Combate as Drogas e Alcoolismo na sexta-feira (24), na Praça da Independência. A campanha tem como objetivo alertar sobre os perigos do consumo de substâncias e divulgar os serviços oferecidos à população.

O Caps AD fica na rua Lutécia, número 80, no bairro Vila Romanópolis. Mais informações podem ser obtidas pelo número 4679-4624.

Na cidade, os atendimentos a usuários de álcool e drogas acontece no Ambulatório de Saúde Mental, em grupo ou individual, segundo a necessidade do paciente e da família. O local conta com equipe de psicólogos, assistente social e psiquiatra. Segundo a Prefeitura, o serviço também conta com o fornecimento das medicações, quando necessário, para completar o atendimento adequado.

Além disso, a administração municipal afirma que a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do Programa Sementinha, do Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas e à Violência (Guard), faz palestras e orientações nas escolas da rede municipal para orientar as crianças quanto à gravidade do tráfico e do uso de drogas como forma de prevenção.

O Ambulatório de Saúde Mental fica na avenida Emancipação, número 125, na área central. O telefone para mais informações é o (11) 4642-5672.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes mantém uma Rede de Atenção Psicossocial (Raps) que estabelece pontos de atenção para atendimento de pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo os efeitos nocivos do uso de drogas e álcool. É composta por serviços variados, sendo o Caps AD especializado no tratamento de portadores de dependência química.

A unidade é composta por equipe multiprofissional (psiquiatras, psicólogas, assistente social, oficineiros, equipe de enfermagem e farmácia) e atende adultos ou crianças e adolescentes, considerando as normativas do Estatuto da Criança e do Adolescente, em livre demanda.

Além disso, o município mantém campanhas de prevenção desenvolvidas por diversos setores como Saúde, Educação, Esportes e Assistência Social.

O Caps AD fica na rua Julio Mobaid, número 61, na Vila São Francisco. Para mais informações, o telefone é (11) 2238-5566.

A administração municipal informa que o município tem o Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas – tipo II, conhecido como Caps AD II. Esse serviço visa fornecer atendimento psicossocial a pacientes que sofrem de transtornos relacionados ao uso e dependência de substâncias psicoativas.

Não é necessário fazer agendamento prévio ou obter encaminhamento para utilizar esse serviço. Ao chegar na unidade, a pessoa será recebida por um dos profissionais da equipe, que irá avaliar as necessidades do paciente e identificar as possíveis opções terapêuticas.

O Caps AD II fica na rua Francisco Romero Ramos, número 174, no bairro Jardim Medina. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4639-1758.

Por meio da Rede Atenção Psicossocial (Raps), a Prefeitura de Suzano conta de psicólogos em todos os 24 postos de saúde, que são a porta de entrada para o acolhimento das pessoas dependentes de substâncias químicas. Os casos mais graves são encaminhados ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas.

A Raps desenvolve um trabalho de maneira diária e constante, mas também conta com cartilhas sobre o assunto para maior divulgação e intensificação das campanhas em algumas datas.
O Caps AD fica na rua Doutor Deodato Wertheimer, número 33, no bairro Vila Costa. O telefone para informações é o 4745-0563.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario