PUBLICIDADE

“Campanha da Fraternidade 2023”, por Padre Claudio Taciano

Todos os anos, a Igreja Católica no Brasil convida todas as comunidades e paróquias a vivenciarem, durante o tempo quaresmal, a Campanha da Fraternidade. Esta campanha teve início em 1962 e atualmente já está bastante difundida e solidificada entre os católicos. Este ano a campanha tem com tema: ‘Fraternidade e Fome’ e lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14.16).

A pauta tem como proposta refletir e enfrentar o flagelo da fome que impõe sofrimento e morte a milhares de brasileiros. Num país tão rico em recursos naturais, com um solo de qualidade para diversas atividades, um clima que favorece muitas outras, é um contrassenso falar de fome e de desnutrição. Se presume que mais de 30 milhões de pessoas passam por insegurança alimentar e nutricional grave.

Sabemos que fome não se mata com reflexão, nem com oração, mas com comida, e comida boa, nutritiva. Por isso que tal iniciativa busca sensibilizar pastores de almas e fiéis para implementar um serviço caritativo permanente, inclusivo e libertador. É preciso ajudar para dar autonomia, direção aos que precisam e não dependência e confusão.

O estudo é uma das formas de libertação. Por isso a Igreja Católica tem milhares de instituições de ensino no mundo. Aprender para desprender. O lançamento oficial foi no dia 22 de Fevereiro na Quarta-feira de Cinzas, e culmina no Domingo de Ramos, quando é realizada uma oferta. Esta visa implementar e colaborar com os projetos sociais existentes em todo Brasil.

Assim sendo, vamos juntos, de mãos dadas, dar a nossa contribuição para cuidarmos dos nossos irmãos menos favorecidos. O que sobra em nossas mesas falta na mesa dos menos favorecidos. Que a nossa fraternidade não se resuma a uma campanha, mas seja expressão permanente de uma fé sincera e madura. Que o nosso gesto fraterno seja discreto e silencioso, e repleto de amor e sinceridade. Deus vos abençoe!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)