Mogi das Cruzes inicia vacinação antirrábica gratuita em cães e gatos de segunda a sexta-feira, na sede do Centro de Controle de Zoonoses

A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou a aplicação de vacinas antirrábica para cães e gatos de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, na nova sede da Secretaria. A ação visa manter a imunização de rotina dos animais domésticos.

Para a imunização, os tutores dos animais devem apresentar documento pessoal e comprovante de endereço do município no momento da vacinação. A aplicação será realizada na nova unidade do Centro de Controle de Zoonoses localizada na rua Julio Mobaid, sem número, no bairro Vila São Francisco, ao lado do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), em Mogi das Cruzes.

Desde 2020, o Governo do Estado de São Paulo emitiu uma deliberação técnica suspendendo a campanha anual de vacinação antirrábica e mantendo a vacinação de rotina. 

A vacinação contra a doença em cães e gatos deve ocorrer anualmente de forma obrigatória por lei. A dose pode ser aplicada em animais com idade a partir de quatro meses, em boas condições de saúde, que não estejam prenhes ou amamentando.

A raiva é uma doença infectocontagiosa e fatal provocada por um vírus que causa a inflamação progressiva e aguda no cérebro. A transmissão é feita geralmente por contato da saliva de animais doentes, na pele ou mucosa por mordeduras ou escoriações.

Em caso de dúvidas a Prefeitura de Mogi das Cruzes disponibiliza os telefones (11) 4798-6785 / (11) 4798-6917 / (11) 4798-6799 ou por meio do número do WhatsApp (11) 99897-9307