A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba adere ao movimento Novembro Azul, dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, com a organização de uma série de atividades durante o mês. Com o propósito de alertar os homens sobre a prevenção deste e de outros males que os afetam, a programação inclui consultas, exames, palestras e rodas de conversa nas unidades de saúde do município.
Para este ano, a campanha se expande para além do exame de PSA (antígeno prostático específico), oferecendo consultas e outros exames, almejando assim alcançar um público maior.
O foco das ações é a realização de exames de rotina e a promoção de atividades educativas acerca da prevenção e do diagnóstico precoce.
Últimas Notícias
- Com muita festa, Parque do Mirante é inaugurado no bairro do Sesc, em Suzano, neste sábado (02); Veja imagens
- Jovem de 21 anos, morto em um ponto de ônibus de São Paulo, é sepultado na cidade de Suzano neste sábado (02)
- Edição especial da Jornada do Patrimônio será realizada neste sábado (02), em Mogi das Cruzes
Entre as ações propostas, estão a aferição de pressão arterial e glicemia capilar, testes rápidos e a detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O diagnóstico precoce do câncer de próstata é enfatizado como essencial, visto que é o tipo de câncer mais comum em homens e sua cura está diretamente relacionada à detecção em estágios iniciais.
Conforme recomendações do Ministério da Saúde, o exame de toque retal deve ser feito anualmente por homens a partir dos 45 anos com fatores de risco e a partir dos 50 anos para os demais, como medida de precaução. Na rede de saúde municipal, consultas podem ser agendadas com clínicos gerais para realizar essa avaliação.
Sinais como aumento da frequência urinária, dor ao urinar e presença de sangue na urina são sintomas a serem monitorados. A Secretaria de Saúde enfatiza que, ao notar tais sintomas, os homens devem buscar orientação médica.