PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prefeitura de Suzano apresenta balanço da segurança municipal com destaque para prisões, rondas e ações sociais

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã de Suzano divulgou nesta segunda-feira (25), na Câmara de Vereadores, o relatório das atividades realizadas entre janeiro e outubro de 2024. Durante o período, foram registradas 6.885 ocorrências atendidas e 9.907 rondas escolares realizadas pela Guarda Civil Municipal (GCM). As operações resultaram em 130 prisões em flagrante, apreensão de 45,2 quilos de drogas e 717 atendimentos a chamados de perturbação de sossego.

A apresentação foi conduzida pelo secretário Afrânio Evaristo da Silva, acompanhado de membros da equipe de segurança, como Wesley Fernandes, diretor de Divisão, e Antônio Wenzler, diretor da Defesa Civil. Estiveram presentes também os vereadores Rogério Castilho, Artur Takayama, Lazario Nazaré Pedro, o Lazaro de Jesus, e Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde.

Um dos destaques do relatório foi o trabalho da Patrulha Maria da Penha, que prestou atendimento a 85 casos de violência doméstica e 45 descumprimentos de medidas protetivas, com 21 prisões registradas. O grupo acompanha 179 mulheres, e nenhuma ocorrência de feminicídio foi registrada no período.
Desde a criação da patrulha em 2018, 4.684 mulheres já foram atendidas.

As operações de combate ao tráfico de drogas envolveram equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ronda Ostensiva com Motocicletas (Romo), Força Patrulha e Canil. Foram registradas 37 ocorrências de tráfico e 42 de localização de entorpecentes, com apreensão de 28.477 invólucros contendo 8,67 quilos de cocaína, 14,41 quilos de cannabis, 13,56 litros de lança perfume, 5,82 quilos de crack e 2,75 quilos de outras drogas, como ecstasy, skunk, K9 e haxixe. Além disso, R$ 11.904,20 em dinheiro foram recolhidos.

As ações nas vias públicas resultaram na apreensão de 102 motocicletas e na recuperação de 110 veículos. Na área ambiental, o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) atendeu a 205 ocorrências, incluindo 95 resgates de animais silvestres, cinco casos de parcelamento irregular do solo, cinco descartes ilegais e quatro extrações ilegais de minério.

A Central de Segurança Integrada (CSI) registrou 1.237 atendimentos neste ano, um aumento de 50,85% em comparação ao mesmo período de 2023. Localizada no Paço Municipal, a CSI utiliza tecnologias avançadas para apoiar a atuação da GCM.

Entre os investimentos realizados, foram adquiridas seis novas motocicletas, três viaturas e 135 coletes balísticos. Também foi promovida a qualificação dos agentes, com cursos de habilitação e estágio. No âmbito social, o projeto Guard (Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas) formou 957 alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, promovendo a cultura de paz e a prevenção ao uso de drogas.

A Defesa Civil realizou 1.443 atendimentos relacionados a alagamentos, vistorias e monitoramento das 45 áreas de risco do município. Além disso, o Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) capacitou 150 pessoas em ações preventivas e primeiros-socorros, com formações realizadas em parceria com o Instituto Viva a Vida, Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e o Tiro de Guerra.