A partir desta segunda-feira (02) até sexta-feira (06), a Secretaria de Saúde de Suzano realiza uma série de ações de prevenção ao HIV em referência ao “Dezembro Vermelho”, campanha nacional de conscientização e combate à doença. As atividades acontecem em 24 postos da rede municipal, com atendimento das 8h às 16h.
No próximo sábado (07), a programação será ampliada com testagens rápidas em dois locais: a Clínica da Família André Cano Garcia, localizada na avenida Jaguari, número 37, no bairro Cidade Boa Vista, das 9h às 15h, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antonio Augusto Nunes, na rua Doutor Prudente de Moraes (SP-066), número 2.719, no bairro Jardim Natal, das 8h às 16h.
Últimas Notícias
- 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: municípios do Alto Tietê reforçam a importância da inclusão e do respeito em políticas públicas
- Ex-primeira-dama de Mogi das Cruzes e mãe de Valdemar Costa Neto, Leila Caran Costa, morre aos 99 anos
- Durante reunião familiar, criminosos invadem imóvel em Suzano e matam homem após assalto; vítima tentou proteger o pai
As iniciativas têm como foco as populações mais vulneráveis ao HIV, incluindo:
- Homens que fazem sexo com homens;
- Transsexuais;
- Adolescentes;
- Adultos de 18 a 25 anos;
- População em situação de rua;
- Usuários de drogas;
- Profissionais do sexo.
Além das testagens, as unidades de saúde realizarão a distribuição de insumos de prevenção, como preservativos, e reforçarão orientações sobre prevenção combinada, diagnóstico precoce e tratamento do HIV. As pessoas que receberem diagnóstico positivo terão acesso imediato ao tratamento adequado.
Outra novidade será a disponibilização da Profilaxia de Pré-Exposição (PreP) às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) a partir de 11 de dezembro (quarta-feira). Segundo a Secretaria de Saúde, o município já realiza a entrega de medicamentos para receitas de serviços públicos e privados desde o início de 2024, mas a prescrição formal ainda dependia de ajustes administrativos na área de Recursos Humanos.