A Suzano S/A se tornou a primeira empresa brasileira a receber certificações internacionais de sustentabilidade para a lignina kraft e a celulose microfibrilada. Agora, os bioprodutos da empresa passam a integrar a lista de matérias-primas 100% de base biológica, atestadas pelo Programa BioPreferred, desenvolvido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês).
O objetivo do Programa BioPreferred é estimular o desenvolvimento, a compra e o uso de produtos de base biológica para reduzir a utilização de derivados do petróleo e seus impactos ambientais.
Últimas Notícias
- Cantor católico sul-coreano Junho Chu participará de missa em homenagem a Santa Rita de Cássia em Suzano
- Jaqueline Almeida, multimedalhista de Suzano, que ensina defesa pessoal na Irlanda, está no Brasil para divulgar livro e ministrar workshop de autodefesa
- Papa Leão XIV: Cardeal americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o novo Papa da Igreja Católica
Além disso, a Biofiber também foi recentemente aprovada como matéria-prima pelo padrão COSMOS/ECOCERT, conjunto de normas e diretrizes desenvolvido para garantir que os produtos cosméticos sejam produzidos de forma sustentável. A avaliação reforça a comprovação de segurança e confiabilidade da celulose microfibrilada da Suzano S/A para utilização nesse segmento.
Além das certificações adquiridas recentemente, a composição da Biofiber foi atestada pela metodologia OECD 301B, gerida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que auxilia os países a desenvolverem e harmonizarem métodos para avaliação de produtos químicos. Já a Ecolig é certificada pela TUV Áustria por sua composição compostável em ambiente doméstico e industrial.
Ressalta-se que ambas as certificações possuem múltiplas funcionalidades. Enquanto a lignina serve como uma alternativa sustentável e de alta performance a aditivos químicos e antioxidantes de origem fóssil, a celulose microfibrilada atua como agente de reforço, retenção, supressão, modificador reológico, além de agente de barreira à gordura e oxigênio e estabilizador de soluções.