PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Reconhecimento: Governo do Estado de São Paulo reconhece Suzano por trabalho na educação municipal

Na última terça-feira (25), no Memorial da América Latina, em São Paulo, a cidade de Suzano foi reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo pelo trabalho desenvolvido na área da Educação durante a cerimônia do programa “Alfabetiza Juntos SP”. O evento contou com a presença do prefeito Pedro Ishi, da secretária municipal de Educação, Renata Priscila, do governador Tarcísio de Freitas e de outras autoridades estaduais.
Em análise de 2017 a 2024, o município expandiu sua infraestrutura educacional, com a criação de 4.111 novas vagas para crianças de 0 a 11 anos e a construção de 25 novas unidades escolares. Entre essas unidades, nove escolas municipais possibilitaram a matrícula de 1.648 alunos, enquanto 16 creches conveniadas atenderam 2.463 crianças até o fim de 2023.

Além da ampliação da rede, a cidade também investiu na modernização do ensino com a criação do Sistema Informatizado Municipal de Avaliação na Educação Básica (Simaeb), lançado em 2023. Desenvolvido por servidores municipais, esse sistema permite um acompanhamento mais preciso da aprendizagem dos alunos do 1º ao 5º ano nas disciplinas de Português e Matemática, visando um olhar detalhado do desempenho escolar.
Outro investimento do município foi a formação dos profissionais da educação, com cursos e encontros voltados à especialização dos gestores e professores. Em 2023, equipes da Secretaria Municipal de Educação participaram do 5º Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê, onde foram debatidos temas como alfabetização, métodos de ensino, avaliação e inclusão.

De acordo com a Prefeitura de Suzano, desde sua implementação, o “Alfabetiza Juntos SP” tem investido na formação de professores, na ampliação da avaliação de fluência em leitura, no desenvolvimento de uma plataforma digital para estimular a leitura e na criação de incentivos para escolas que alcançam bons resultados.