Na tarde da última terça-feira (22), a Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou a Sala SABEM (Saúde e Bem-Estar da Mulher), instalada na Casa da Mulher. O novo espaço oferece acolhimento, cuidado e acesso a serviços essenciais de prevenção, diagnóstico e tratamento voltados às necessidades específicas do público feminino.
Na mesma ocasião, foi entregue a van Atende+ Saúde e Cidadania, que levará atendimento itinerante à população em geral.
Durante a cerimônia, estiveram presentes diversas autoridades da região, como a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Mila Boigues, e a secretária da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, Hadla Issa, que destacou a importância do equipamento para promover mais segurança e acolhimento às mulheres.
Últimas Notícias
- Usuários das linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e região, devem ficar atentos a mudanças durante todo o “feriadão”
- Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e outras cidades do Alto Tietê distribuem mais de 88 mil ovos de páscoa para alunos da rede pública
- Lauana Prado é a primeira atração anunciada do Itaquá Rodeio Fest, em Itaquaquecetuba; evento será realizado em setembro
A Sala SABEM oferecerá atendimentos nas especialidades de psicologia, nutrição, ginecologia e obstetrícia. O serviço é voltado a mulheres em situação de vulnerabilidade, como vítimas de violência doméstica e/ou de gênero, além daquelas que já são acompanhadas na área de saúde mental pela Casa da Mulher.
A estrutura tem capacidade para atender até 100 mulheres por mês.
A iniciativa foi viabilizada por meio de uma parceria entre as secretarias da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania e da Saúde. Os agendamentos podem ser realizados presencialmente, de segunda a sexta-feira, na própria Casa da Mulher.
O atendimento será feito mediante encaminhamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), de programas de acolhimento e de órgãos de segurança pública, como a Delegacia da Mulher e a Ronda de Proteção à Mulher.
Já a van Atende+ Saúde e Cidadania amplia os serviços de cidadania prestados de forma itinerante, como cadastro habitacional, atendimento ao consumidor e emissão de segundas vias de documentos e contas. Agora, também oferecerá serviços de saúde, como vacinação, orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), agendamento de exames e consultas, além do cadastro para acesso ao E-SUS Digital.


