Dois trabalhos de universitários da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) venceram o Prêmio Expocom 2023, na etapa da região sudeste.
O prêmio é realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) em reconhecimento aos melhores trabalhos acadêmicos da área de todo o Brasil.
Leonardo Brito Lima, jornalista do Grupo Hoje de Comunicação e do portal HojeDiario.com é um dos premiados.
Leonardo foi premiado em jornalismo, com o livro-reportagem “Deus acima de todos? Como Bolsonaro explora a fé cristã?”, orientado pela professora mestra Simone Leone.
Segundo Lima, a obra contribui para o debate sobre a relação entre fé e política. “Minhas expectativas eram altas, ainda mais depois dos prêmios do Ser Camaleão [premiação realizada pelo departamento de comunicação da UMC], em novembro do ano passado. Sabia da relevância do tema do trabalho para compreender os tempos que vivemos, principalmente, nas duas últimas eleições. Espero que meu trabalho possa ainda contribuir muito com as discussões de como a fé é explorada para fins políticos e como fugir disso”, disse.
Últimas Notícias
- CPTM altera operações nas Linhas 11-Coral e 12-Safira, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê, neste domingo (24)
- Mogi das Cruzes inaugura HUB do Plástico, maior planta de reciclagem da América Latina operada por catadores
- Bora ali? 4ª Parada LGBTQIAPN+ em Poá, MC Daniel e Grelo em Mogi das Cruzes, peça gratuita em Suzano e o melhor do fim de semana na região; confira
Formado em 2022, o ex-aluno da instituição ainda disse que a troca de experiências e a qualidade dos trabalhos apresentados por alunos de outras universidades foi uma das melhores partes do evento.
“Ver a qualidade, a realização e as experiências dos meus colegas foi ainda mais impactante para mim do que apresentar meu próprio trabalho. Conhecer gente nova e boa no que faz me deu grandes esperanças sobre o futuro do Jornalismo”, destacou Leonardo. “Vencer o prêmio foi uma sensação quase impossível de acreditar. Nunca achei que esse trabalho poderia ir tão longe”, continuou.
“Participar deste prêmio prova o quanto o Jornalismo é essencial para a sociedade e a relevância da universidade na formação de novas gerações de profissionais da Comunicação, como o Leonardo, que venceu por todo seu talento e dedicação aos estudos, assim como egressos da UMC que hoje se destacam no mercado de trabalho”, destacou a professora Simone Leone.
O segundo projeto premiado é de Vitor da Silva Felgueiras, Vinicius Malheiro dos Santos, Gustavo Araújo Silva Pretes, Suzana Kelly Martins, Adriana Ramos da Cunhas e Carolina Serpa dos Santos, do curso de Design Gráfico. Eles desenvolveram um livro para pessoas cegas e com baixa visão, intitulado “No Reino das Letras Felizes”, adaptado da obra original de Lenira Almeida, com a orientação da professora mestra Elis Souza, e venceram na categoria de Comunicação e Inovação.
“Ter o reconhecimento vai além da premiação. É uma maneira de celebrar o compromisso e a habilidade desses estudantes em criar soluções sensíveis e inclusivas, permitindo que a informação e a arte sejam acessíveis a todos, especialmente às pessoas cegas e com baixa visão. Estou feliz e realizada com a conquista, que é mérito inteiramente deles”, disse a professora Elis Souza.
Gustavo Araújo, representante do grupo de alunos, falou da experiência e da conquista.
“A sensação foi muito boa, pois investimos muito tempo e esforço nesse projeto. Receber esse prêmio mostra que tudo valeu a pena. Foi uma experiência muito marcante, que jamais esqueceremos”.
Para a coordenadora dos cursos de Comunicação e Design Gráfico da UMC, professora mestra Gracy Duarte, o resultado é motivo de orgulho.
“Ter trabalhos dos nossos alunos finalistas em uma disputa acirrada com as melhores instituições de ensino superior do Sudeste é uma grande satisfação. Alcançar a vitória, então, é receber o reconhecimento da qualidade dos cursos de Comunicação da UMC e isso envolve a dedicação de nossos alunos e a excelência de nossos professores”, destacou.
Os trabalhos foram apresentados durante o congresso da Intercom realizado em Niterói (RJ), entre 1 e 3 de junho. As produções desenvolvidas estavam entre as 5 melhores de cada categoria. Com a vitória, já estão classificados entre os melhores do Brasil para representar Mogi das Cruzes na final da etapa nacional, em setembro, em Belo Horizonte.