Foto: Sydnei Beraldinelle Renzi/Arquivo Pessoal

Um curioso tipo de furto vem chamando a atenção na região central da cidade de Suzano. Criminosos estão subtraindo tampas de bueiros.
Esses crimes podem gerar acidentes envolvendo pedestres que utilizam as calçadas do município.
Em uma publicação através das redes sociais, o empresário Sydnei Beraldinelle Renzi, fez um desabafo sobre o furto da tampa da caixa de um bueiro, em frente ao seu estabelecimento, na rua General Francisco Glicério, uma das principais vias de Suzano.

Segundo Sydnei, somente em 2021, esse tipo de furto já ocorreu pelo menos seis vezes naquela região. Em todas as oportunidades, os próprios comerciantes arrumaram os bueiros de suas respectivas calçadas.

“Eu acho que prefeitura deveria agir por si só. Cadê o sistema de câmera? Cadê o sistema de monitoramento? O cara fica uma hora quebrando a solda da tampa, quebrando as dobradiças e não aparece uma GCM na rua?”, disse o empresário Sydnei Beraldinelle Renzi.
“A impressão que dá é que o monitoramento não funciona. Se existe o pessoal da GCM na rua fazendo ronda, mas não estão vendo o cara que está ali [roubando as tampas]. Isso compete a quem? A quem tá atrás da câmera fazendo o monitoramento”, finalizou.

Procurada pelo HojeDiario.com, a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano, representada pelo presidente, Fernando Fernandes prometeu encaminhar um ofício à Polícia, para informar o ocorrido, eis que trata-se de infração penal, prevista no Código Penal e solicitar uma maior fiscalização.
Além disso, Fernando também informou que entrou em contato com o secretário de Governo, Alex Santos e com José Serafim da Silva Júnior, diretor jurídico da Prefeitura para marcar uma reunião tratando do assunto.

“Os bueiros sem tampa colocam em risco a vida das pessoas que precisam caminhar pelo local. Em função disso, estamos inclusive solicitando à Prefeitura de Suzano para priorizar a manutenção. Para combater o furto de tampas e grelhas de bueiro, como sugestão a prefeitura de Suzano pode adotar um modelo adaptado em outras cidades, com um sistema antifurto, que só permite a abertura com chaves especiais”, disse o presidente da ACE.

Questionada sobre a situação, a Prefeitura de Suzano respondeu dizendo que tem atuado com a Polícia Militar no sentido de estabelecer que os ferros-velhos em Suzano não comprem tampas de bueiros e grelhas furtadas.
Também disse que a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, quando informada sobre o furto, vai até o local e verifica se a responsabilidade pertence a Administração Municipal, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) ou de alguma empresa privada de telefonia e internet. Mas destacou que quando o furto envolve tampa de esgoto da calçada, “a manutenção cabe ao responsável pelo imóvel em questão”.

Finalizou a nota dizendo que Suzano conta “com o apoio do monitoramento da Central de Segurança Integrada (CSI) para coibir esse tipo de prática criminosa” e que a mesma aciona a GCM ou a PM para situações de flagrante delito.

Leia a nota da Prefeitura de Suzano na íntegra

A Prefeitura de Suzano informa que tem atuado com a Polícia Militar (PM), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), no sentido de orientar estabelecimentos de ferro-velho da cidade a não comprarem tampas de bueiros e grelhas furtados, sob pena de estarem incorrendo em crime de receptação. O mesmo vale para cabos de cobre de fiação aérea.

No caso de furto de tampa de bueiro, quando informada a respeito, a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos vai até o local para sinalizar e verificar se se trata de responsabilidade da administração municipal, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) ou de alguma empresa privada de telefonia e internet. Geralmente, a substituição é feita em poucas horas.

Nesta semana, foram registradas uma ocorrência na rua General Francisco Glicério e duas no Jardim das Flores, e todas acabaram sendo solucionadas. Quando o furto é das tampas de esgoto na calçada, a manutenção cabe ao responsável pelo imóvel em questão.

O município também conta com o apoio do monitoramento da Central de Segurança Integrada (CSI) para coibir esse tipo de prática criminosa, que culmina no acionamento da GCM ou da PM em situações de flagrante delito.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui