A Câmara Municipal de Vereadores de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária na última quarta-feira (10), o Projeto de Lei que estabelece reserva de 20% das vagas para negros e pardos em concursos públicos dos poderes Legislativo e Executivo da cidade, abrangendo também processos seletivos realizados pelas entidades da Administração Indireta.
A iniciativa partiu dos vereadores Iduigues Martins, Inês Paz, Edinho, Edson Santos e Marcelo Brás. Segundo o projeto, a cota será aplicada sempre que houver processo seletivo com cinco ou mais cargos disponíveis.
Os candidatos deverão se autodeclarar negros ou pardos no momento da inscrição, seguindo os critérios de raça e cor estabelecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Últimas Notícias
- Presidente da Câmara de Vereadores de Suzano, Artur Takayama, conquista obra que poderá dar fim aos alagamentos na Vila Amorim; obras devem começar em maio
- Indivíduo morre após troca de tiros com a Polícia Militar em Ferraz de Vasconcelos; outro homem fugiu
- Em Suzano, indivíduo é preso em flagrante por ameaçar esposa com uma faca no bairro Cidade Boa Vista
Após o cadastramento, uma Comissão de Heteroidentificação analisará os dados informados. A autodeclaração deverá ser confirmada por esse colegiado, que terá sua metodologia especificada no edital do concurso.
A comissão será composta por no mínimo três integrantes, incluindo dois membros pretos ou pardos, dois servidores públicos com estabilidade e um membro de entidade da sociedade civil atuante na defesa dos direitos de negros, pardos ou do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial.
Além disso, a verificação da classificação racial será filmada pela empresa organizadora de cada concurso, que deverá garantir a confidencialidade das imagens e informações relacionadas aos processos de apuração.