Suzano foi selecionado como um dos municípios inclusos no plano de regionalização da saúde, anunciado pelo governo do Estado de São Paulo.
Esta novidade foi anunciada durante a 2ª Oficina de Regionalização da Região Metropolitana de São Paulo, realizada na Universidade Paulista (UNIP), no bairro Vila Clementino, na cidade de São Paulo, nesta quarta-feira (20).
A inclusão de Suzano no plano visa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, com especial foco no atendimento cardiovascular, oncológico e de saúde mental. A iniciativa permite uma melhor distribuição dos recursos e serviços de saúde, promovendo uma maior eficiência no atendimento às demandas locais.
Últimas Notícias
- Após sucesso de tratativas lideradas por Ashiuchi, hospital público em Suzano terá serviço de hemodiálise a partir de 2025
- Prefeitura de Suzano inicia novo protocolo de cuidados para pacientes que tenham contraído dengue, zika, chikungunya e outras arboviroses
- Ferraz de Vasconcelos abre inscrições para castração gratuita de cães e gatos
Durante o evento, foram apresentadas as necessidades específicas de Suzano, especialmente aquelas relacionadas a doenças cardiovasculares. Foi enfatizado o desejo de aprimorar os cuidados oferecidos pela Rede de Atenção Básica, a Rede de Urgência e Emergência (RUE), a Rede Especializada e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Entre as ações estratégicas propostas para melhorar a resolutividade no atendimento, destacam-se a oferta de vagas para o atendimento regional de cardiopatia materna, a criação de ambulatórios de cardiopatias com equipes multiprofissionais, a inclusão de medicamentos específicos para doenças cardiovasculares na Relação Municipal de Medicamentos (REMUME) e a expansão da oferta de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e cirurgias cardíacas infantis em hospitais estaduais.
Além disso, a proposta inclui a ampliação regional dos exames como holter, mapa, ecocardiograma, entre outros, e consultas especializadas em cardiologia vascular e endocrinologia, visando atender de maneira mais eficaz a população.
Estiveram presentes no anúncio o secretário municipal de saúde de Suzano, Diego Ferreira, o secretário estadual de saúde, Eleuses Paiva, e as diretoras da Secretaria Municipal de Saúde de Suzano, Tânia Porfírio e Cíntia Steffens Watanabe.