PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Itaquaquecetuba participa de simulado de deslizamento de terra em Ferraz de Vasconcelos

Na manhã da última terça-feira (29), agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Defesa Civil de Itaquaquecetuba participaram de um simulado de emergência em Ferraz de Vasconcelos. A atividade, realizada na Vila Cristina, foi organizada para treinar o atendimento a vítimas de deslizamento de terra em uma situação de grande gravidade.

O cenário simulado envolveu 11 vítimas em áreas de difícil acesso, representando um deslizamento semelhante aos que ocorreram no início de 2023 na Vila São Paulo, região próxima ao local do treinamento e que foi duramente afetada por chuvas intensas.

A operação contou com a colaboração de diversas equipes, incluindo a Polícia Militar, Polícia Científica, Defesa Civil, SAMU e Corpo de Bombeiros. O helicóptero Águia, da PM, também foi utilizado para transportar rapidamente as vítimas em estado grave até o hospital, contribuindo para um atendimento mais ágil.

Para organizar o resgate, foi empregado o método START, que permite a triagem das vítimas conforme a gravidade de suas lesões, garantindo que os casos mais críticos sejam atendidos primeiro. O simulado também envolveu o uso de cães de resgate do Grupo de Ações de Emergência e Desastres (GAED) para auxiliar na localização das vítimas soterradas.

Além do resgate em campo, a ação incluiu um treinamento intra-hospitalar, visando capacitar os profissionais de saúde no atendimento pós-resgate, reforçando a resposta integrada e coordenada em situações de emergência extrema.