PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ícone da imprensa do Alto Tietê: No ano que completa 30 anos de profissão, jornalista Edgar Leite, do Diário de Suzano, recebe o Título de Cidadão Suzanense

A Câmara de Vereadores de Suzano realizou, na noite desta terça-feira (03), uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Suzanense ao jornalista Edgar Leite, que completa 30 anos de carreira no jornalismo neste ano e, atualmente, é editor-chefe do tradicional Diário de Suzano. A homenagem, proposta pelo atual vereador Pedro Ishi, prefeito eleito de Suzano, contou com a aprovação unânime dos demais parlamentares.

A solenidade reuniu diversas autoridades, como o próprio prefeito eleito, Ishi, da futura primeira-dama do município, Déborah Raffoul Ishi, o secretário de Comunicação da Prefeitura de Suzano, Paulo Pavione, o atual vice-prefeito, Walmir Pinto, e o secretário de Governo, Alex Santos. Também estiveram presentes a jornalista e colunista social Lana Camargo, do portal Hoje Diário, e a jornalista Marilei Schiavi, entre outros convidados.
A família de Edgar Leite, incluindo sua esposa, Cristina Gomes, também jornalista, e seus dois filhos, prestigiou o evento.

Natural do Rio de Janeiro, Edgar Leite mudou-se para o estado de São Paulo ainda na infância, aos dois anos. Formado em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), ele construiu uma carreira sólida na área da comunicação, especialmente na região do Alto Tietê.
Sua trajetória começou no Diário de Suzano, onde atuou inicialmente como auxiliar de redação. Ao longo dos anos, passou por diversas editorias e esteve à frente da cobertura de importantes eleições e grandes fatos da região.

Desde 2006, Leite ocupa o cargo de editor-chefe do Diário de Suzano, liderando a redação, o planejamento de conteúdos para o portal de notícias e as redes sociais do jornal. Além disso, ele é âncora do programa “DS Entrevista” desde 2017, uma série de entrevistas ao vivo transmitidas nas plataformas digitais do Diário de Suzano.

Paralelamente ao trabalho no Diário de Suzano, o jornalista também colaborou para o Observatório da Imprensa e para a Revista de Sociologia & Vida, da Editora Scala. Ele acumulou experiências como freelancer no jornal Diário de São Paulo e como editor do jornal Alto Tietê Notícias.

Além de sua atuação profissional, Edgar Leite possui uma ampla formação acadêmica. Ele é mestre em Ciências Sociais e Políticas e especialista em Jornalismo Político, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Leite também participou de um curso de extensão em Jornalismo e Políticas Públicas na Universidade de São Paulo (USP).

O jornalista publicou o livro “Quando a Mídia Vira Escândalo Político: a cobertura dos casos Alceni Guerra e Ibsen Pinheiro (1991-1993)”, pela Editora Multifoco. Atualmente, é pesquisador no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP, contribuindo para a análise das relações entre mídia e política no Brasil.

Valter Frazão, editor-chefe e sócio-fundador do Grupo Hoje de Comunicação, fez um comentário sobre a entrega do título ao jornalista Edgar Leite.
“O Edgar Leite é mais uma pessoa que foi abraçada por Suzano e que já deixou seu nome marcado na história do município graças ao seu trabalho sério e impecável. Com certeza, já deveria ter recebido o Título de Cidadão Suzanense há mais tempo. Ele é uma referência profissional para mim e, com certeza, para muitos nomes da imprensa do Alto Tietê. É só mais um capítulo de uma história vitoriosa e de atuação séria no jornalismo, trajetória essa que continuará por muito tempo, tenho certeza. A entrega desse título ao Edgar valoriza ainda mais a honraria. Mais que merecido”, concluiu.