Nesta semana, a Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com o apoio da Guarda Ambiental, resgatou 46 pássaros silvestres mantidos em cativeiro em uma casa no bairro Monte Belo. Os animais, das espécies trinca-ferro, azulão, corrupião e coleirinho, foram levados ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS-PET), no Parque Ecológico do Tietê.
Após avaliação de saúde e condições, as aves serão encaminhadas ao seu habitat natural para preservação das espécies. A administração municipal informou que a Delegacia de Meio Ambiente (DICMA) investiga o caso. A secretária de Meio Ambiente, Yasmim Zampieri, explicou que a Lei de Crimes Ambientais (Lei no número 9.605/98) exige que a criação de aves silvestres em cativeiro atenda aos critérios do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Ela ressaltou que manter esses animais em gaiolas sem autorização compromete sua qualidade de vida e contribui para o risco de extinção de algumas espécies. Denúncias de crimes ambientais devem ser feitas à Guarda Ambiental pelo telefone 153.
Últimas Notícias
- Novidade: Itaquaquecetuba aprova decreto que promete educação étnico-racial nas escolas municipais
- Moradores afetados pela chuva em Itaquaquecetuba estão aptos para saque emergencial da Caixa Econômica; veja os bairros
- Neste domingo (23), centro de compras nos limites de Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes realiza feira de doação de animais e receberá Luisa Mell