PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Vão durar pelo menos quatro meses: CPTM anuncia mais mudanças na Linha 11-Coral a partir desta quarta-feira (09); operação contará com ônibus PAESE e retorno da baldeação em Suzano

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) anunciou mais mudanças na operação da Linha 11-Coral a partir desta quarta-feira (09). As alterações passam a valer durante todo o período comercial e incluem o retorno da baldeação obrigatória na estação Suzano, nos dois sentidos da linha; a operação em via única entre Suzano e a estação Jundiapeba, em Mogi das Cruzes; e o reforço com ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) nos horários de pico.
As mudanças têm previsão de durar aproximadamente quatro meses, enquanto são realizados reparos na estrutura de uma ponte ferroviária com desgaste identificado.

A companhia informou que a medida foi adotada após identificar desgaste em uma ponte ferroviária construída em 1907, localizada na região de Suzano. Para garantir a segurança da operação, a via 2 foi interditada, e o processo de contratação de uma empresa especializada para executar os reparos já foi iniciado.
Equipes de engenharia estão realizando coletas de solo em profundidades de até 25 metros. A previsão é que os trabalhos de contratação e execução das obras durem cerca de 120 dias.

Durante os horários de pico, das 4h às 9h e das 16h às 21h, os trens circularão entre a estação Luz, em São Paulo, e Suzano, com intervalos médios de 7 minutos. As viagens no loop interno entre Luz e a estação Guaianases, também em São Paulo, continuarão, com intervalo de 3,5 minutos.
Já entre a estação Suzano e Estudantes, em Mogi das Cruzes, os intervalos serão de 22 minutos. Para reforçar o atendimento, um loop interno entre Jundiapeba e Estudantes, ambas estações em Mogi das Cruzes, será ativado, com trens a cada 11 minutos.

Com a nova configuração, os passageiros terão que desembarcar em Suzano para seguir viagem.
Quem estiver indo para a estação Luz deve embarcar na plataforma 1. Já os que seguem sentido Estudantes devem utilizar a plataforma 3.

Fora dos horários de pico, das 9h às 16h, os trens circularão entre Luz e Suzano com intervalo médio de 11 minutos. O loop Luz-Guaianases funcionará com intervalos de 5,5 minutos.
O trecho entre Suzano e Estudantes continuará com intervalos de 22 minutos ao longo do dia.

A partir das 21h, até o fim da operação nos dias úteis, e aos sábados entre 10h e 20h, o loop entre Luz e Guaianases será suspenso. Nesse período, permanecem em funcionamento os trechos Luz-Suzano e Suzano-Estudantes, com intervalos de 11 e 22 minutos, respectivamente.
As medidas buscam priorizar o fluxo no trecho mais movimentado da linha, entre Luz e Suzano, que concentra 91,4% da demanda.

Para auxiliar os passageiros, a CPTM ativou o sistema PAESE, com ônibus circulando entre Jundiapeba e Suzano nos horários de pico, das 5h às 9h e das 16h às 20h, em dias úteis. Senhas serão distribuídas em ambas as estações para permitir o retorno ao sistema ferroviário sem custo adicional.

Na estação Suzano, o embarque nos ônibus será feito na rua Prudente de Morais, sem número, próximo ao bicicletário. Em Jundiapeba, os passageiros embarcarão na avenida Áurea Martins dos Anjos, sem número, em frente à estação, sob a cobertura.
Equipes da CPTM estarão disponíveis para prestar orientações durante o período das alterações.