Na última sexta-feira (08), Suzano celebrou o Dia Mundial do Urbanismo destacando diversas conquistas no desenvolvimento de seu espaço urbano. A cidade tem investido em tecnologia, planejamento e participação pública para promover melhorias significativas no ambiente urbano, com iniciativas que incluem o sistema de mapeamento GeoSuzano e diretrizes focadas na redução de calor e ruídos, além de melhorias na drenagem e expansão da malha cicloviária.
Desde 2017, Suzano tem intensificado o uso de recursos tecnológicos para mapear seu território de forma mais eficiente e acessível. Um dos principais destaques é a plataforma GeoSuzano, que oferece informações georreferenciadas aos cidadãos, promovendo transparência e agilidade.
O sistema, disponível no site da Prefeitura de Suzano https://www.suzano.sp.gov.br, utiliza a tecnologia ArcGIS, permitindo que usuários criem mapas em camadas e realizem consultas detalhadas, como a análise de viabilidade para o desmembramento de lotes.
Últimas Notícias
- Explosões são relatadas em Brasília na noite desta quarta-feira (13); Praça dos Três Poderes está isolada
- Parque Max Feffer em Suzano recebe última edição de 2024 do “Rock no Parque” neste domingo (17)
- Daniella Menezes, candidata à presidência da OAB de Suzano, é entrevistada no ‘Hoje no Ar’; entrevista vai ao ar nesta quinta-feira (14)
Além disso, a plataforma reduz a burocracia ao oferecer serviços gratuitos como a emissão da Certidão de Uso e Ocupação do Solo. Também facilita o acesso a informações relacionadas ao Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), permitindo consultas sobre reservas legais, áreas prioritárias para recuperação ambiental e pontos de amostragem.
No âmbito do planejamento urbano, Suzano, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, possui quatro planos municipais em desenvolvimento, com diretrizes que abrangem desde o controle de ruídos e a mitigação de ilhas de calor até a ampliação de áreas verdes e espaços de lazer. Esses planos incluem a requalificação de três áreas da cidade, melhorando o aproveitamento das áreas livres e verdes, e implementam um sistema robusto de drenagem, com coleta de dados, modelagens hidrológicas e estratégias de intervenção para gerenciar a presença e os impactos das águas pluviais.
Outro ponto de destaque é a expansão da infraestrutura para ciclistas. A cidade tem planos para implantar 108 quilômetros de ciclovias na área urbana, promovendo o uso de meios de transporte alternativos e sustentáveis, e contribuindo para a qualidade de vida dos moradores.