A Prefeitura de Itaquaquecetuba preparou uma série de eventos para celebrar o mês da Consciência Negra, com atividades como palestras, sarau, festival, cine debate e o lançamento de uma websérie. A programação é organizada por diferentes secretarias do município e visa promover a valorização da cultura afro-brasileira e combater o racismo.
Pela Secretaria de Cultura, as atividades começam nesta terça-feira (12), às 19h, com um encontro pelo Dia do Hip Hop na Vila São Carlos. No dia 21, às 15h, acontece o sarau “Uma história de gente preta” na própria sede da secretaria, com poesia, literatura, música e outras manifestações artísticas.
Últimas Notícias
- Exposição “Voe na Imaginação” é destaque na Pinacoteca de Mogi das Cruzes até o fim do ano
- Suzano realiza Parada Natalina, com entrada gratuita, na noite deste domingo (08), no Parque Max Feffer
- Primeira edição do “Prêmio Guará”, do Grupo Hoje de Comunicação, homenageará destaques do ano em Suzano e região neste mês de dezembro
A Secretaria de Desenvolvimento Social realizará uma série de palestras sobre o tema “Racismo em todas as suas formas”, abordando as diversas manifestações de preconceito e discriminação étnico-racial. Os encontros ocorrerão em todos os cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que estarão decorados com a temática para receber as atividades. As datas são:
- Quarta-feira (13), às 9h, no CRAS Morro Branco;
- Dia 18, às 8h30, no CRAS Recanto Mônica;
- Dia 19, às 9h30, no CRAS Quinta da Boa Vista;
- Dia 21, às 9h, no CRAS Paineira;
- Dia 22, às 9h, no CRAS Caiuby.
Além disso, no dia 27, às 9h, será realizada uma roda de conversa no Centro POP, e no dia 28, às 14h, outra no CREAS.
No dia 19, das 17h às 21h, a Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania promove a Feira Preta, o primeiro festival do município voltado para a cultura negra, que será realizado na Vila São Carlos. O evento contará com roda de samba, empreendedorismo, capoeira, comidas típicas e outras atrações culturais.
Para as crianças, haverá uma festa especial no dia 20, das 13h às 16h, com a presença do Cidadania Móvel, nas ruas Projetada e Antônio Guidici, na Vila São Judas Tadeu. No dia 22, às 10h, será realizado um cine debate sobre igualdade racial para os alunos da Escola Estadual José Olympio Pereira Filho.
No dia 27, às 14h, acontece a roda de conversa “Círculo das Pretas” na Casa da Mulher. Todas as vagas para essa atividade já foram preenchidas.
As escolas municipais também organizam atividades de conscientização para os alunos ao longo do mês. No dia 23, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Josefa Costa de Souza Moura apresenta a exposição “Educação para as relações étnico-raciais”, das 9h às 16h, aberta à comunidade.
A programação inclui ainda o lançamento da websérie “Consciência Negra”, que aborda a importância da valorização da cultura afro-brasileira e o combate ao racismo no ambiente escolar. Os episódios serão disponibilizados no canal do YouTube da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação https://youtube.com/Semecti.