PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Em colapso, hospitais particulares de São Paulo pedem leitos ao SUS

Os hospitais da cidade de São Paulo estão, em sua grande parte, lotados. De acordo com o Secretário Municipal da Saúde, Edson Aparecido, 15 hospitais da rede particular solicitaram empréstimos de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermaria para o SUS (Sistema Único de Saúde) para tratarem pacientes com coronavírus (Covid-19).
Ao todo, as unidades particulares da capital paulista estão com 90% de ocupação.

“Nos últimos 4 dias, tivemos solicitação de 30 leitos de UTI e enfermaria para atender um conjunto de hospitais privados, de convênio, que estão com seus equipamentos completamente lotados e esgotados”, disse Aparecido à rádio CBN. Os pedidos surpreenderam as autoridades, uma vez que se esperava que os hospitais privados tivessem de emprestar leitos à rede pública, não o contrário.

No último dia 9 de março, inclusive, o secretário Edson havia se reunido com gestores de hospitais particulares para pedir ajuda para atendimento para pacientes internados que não estavam com Covid-19. A ideia era liberar leitos de UTI na rede pública para receber futuros pacientes contaminados pelo coronavírus. O plano já parece inviável no momento.

Os hospitais Aviccena, Albert Sabin, Nove de Julho, Edmundo Vasconcelos, Leforte, Vida’s e Nossa Senhora de Lourdes solicitaram uma vaga. Já Igesp, São Camilo e Maternidade São Miguel pediram duas vagas. Nipo Brasileiro, IAVC, Santa Paula e Santa Virgínia, três leitos e o Hospital São Cristóvão, cinco.

HOSPITAL SÃO CRISTÓVÃO

O Hospital São Cristóvão entrou em contato com o HojeDiário.com, por meio de nota, para esclarecer que os leitos solicitados pelo hospital não eram direcionados para pacientes beneficiários do mesmo, mas sim pessoas que receberam o atendimento inicial no Pronto-Socorro, devido à situação de emergência, e após estabilização da saúde, optaram pela transferência ao SUS. O Grupo São Cristóvão deixa claro que ainda há leitos disponíveis em sua unidades.

Segue abaixo a nota do Grupo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Grupo São Cristóvão Saúde esclarece que até a presente data os leitos solicitados via sistema CROSS – Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS) não foram destinados a seus beneficiários. É importante ressaltar que os leitos solicitados foram destinados a pacientes que não são beneficiários do São Cristóvão Saúde, mas que devido a emergências, receberam os primeiros socorros no pronto-socorro da Instituição e após estabilização de seus quadros de saúde, optaram pela transferência para o SUS.

Desde o início da pandemia de COVID-19, o Grupo São Cristóvão realizou diversas medidas para garantir o atendimento necessário a seus beneficiários, sempre prezando pelo respeito a esses públicos e a comunidade a qual pertence, com total transparência nas informações. Por isso, compartilha diariamente boletins com números de pacientes atendidos em seu Pronto Socorro (Covid) e outras informações relacionadas ao combate à doença em suas redes sociais. Todo um plano de ação foi desenhado considerando diversas variáveis, desde a criação de um canal de atendimento exclusivo sobre informações e orientações de saúde, campanhas, envio de e-mail marketing e SMS de caráter educativo, até a adequação da infraestrutura, com novos equipamentos hospitalares importantes, como respiradores e monitores cardíacos e desenvolvimento de protocolos terapêuticos para a COVID-19.

Outro ponto importante de ser ressaltado, é que desde o início da pandemia o Grupo também forneceu gratuitamente máscaras de proteção para os colaboradores se protegerem no trajeto até sua casa, investiu em cabines de desinfecção e criou um espaço destinado ao acolhimento com psicólogos especializados para apoiar a equipe neste momento. Até o presente momento, os beneficiários do plano de saúde São Cristóvão Saúde tiveram suas internações garantidas sejam elas na rede própria ou credenciada.