PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“O que a advocacia trabalhista pode fazer pela sua empresa?”, por Rebeka Assis

Vista como “vilã dos empresários”, a advocacia trabalhista possui um lado que não apenas auxilia quem tem uma empresa, mas sim transforma ambientes de trabalho em espaços mais saudáveis. Aproveitando que “o ano começa só após o Carnaval”, é hora de refletir sobre algo que pode mudar a convivência e os lucros da sua empresa em 2023: a contratação de uma advocacia trabalhista.

Geralmente usamos o primeiro trimestre do ano – janeiro, fevereiro e março – para alinhar o que está “desorganizado” na nossa vida. Isso acontece quando decidimos começar na academia, se alimentar melhor e aprender a estruturar as nossas finanças.

E para quem tem uma empresa, não é diferente.

Esta é a hora de pensar em como melhorar a harmonia e convivência no ambiente de trabalho, além de repensar quais gastos você está tendo (e o quão inteligentes eles são).

A advocacia trabalhista empresarial pode te ajudar a resolver essas questões. Continue a leitura e confira comigo como isso é possível:

Antes de mais nada…

É importante comentar que o Direito do Trabalho é o mesmo para os dois lados que têm um vínculo de emprego: trabalhador e empresa. Contudo, há advogados que são especialistas no atendimento de funcionários e outros, de empreendedores.

E qual a diferença, já que as leis são as mesmas?

É a experiência em lidar com cada “lado”. Logo, um advogado trabalhista que atende só empresas, já possui o conhecimento – e vivência – necessários para resolver de forma muito melhor o problema do seu cliente.

Sendo assim, a advocacia trabalhista empresarial nada mais é que trabalhar com o Direito do Trabalho a partir do ponto de vista do(a) empreendedor(a), entendendo as suas angústias, dúvidas, auxiliando a resolver as falhas encontradas nos negócios e transformando empresas em ambientes de trabalho mais saudáveis para todos.

Como a advocacia trabalhista empresarial pode me ajudar?

Empresas possuem mais burocracias que imaginamos e, quando o seu funcionamento ganha forma, é aí que descobrimos os problemas.

E como a minha mãe diz: é hora de trocar o pneu com o carro andando.

Talvez o papel mais famoso dos advogados que atuam com empresas seja a defesa em processos trabalhistas. E saber disso é muito importante, pois a ausência de um profissional capacitado pode trazer inúmeros problemas – de uma dívida inesperada até o início de uma falência.

Mas sabia que existem outras formas da advocacia trabalhista empresarial ajudar a sua empresa? São:

  • Visitas técnicas e análise de irregularidades nas empresas;
  • A elaboração de relatórios e/ou pareceres legais sobre alguma dúvida que a gestão da empresa possa ter;
  • Assessoria semanal, para tirar dúvidas que surgem no dia a dia, como questões de RH, contratos, conduta de funcionários etc.
  • Treinamentos corporativos para equipes, como dicas para evitar o dano moral para supervisores;
  • Entre outros.

E será que vale a pena?

Sinceramente? Depende de alguns fatores, como:

  • O compromisso que o(a) empresário(a) tem em melhorar o ambiente da sua empresa;
  • A viabilidade financeira, além de reflexões importantes como “quanto eu gastaria com isso” x “quanto eu gastaria se fosse condenado em um processo”;
  • A prioridade em investir bem-estar e segurança de seus funcionários…

Enfim, eu poderia elencar diversos fatores, mas é importante que você se informe sobre o assunto e tenha em mente que é possível cuidar da sua empresa e de seus funcionários, sem “desequilibrar a balança” e prejudicar qualquer dos lados.

Bom dia, bom trabalho e até semana que vem!

Você tem alguma dúvida sobre Direito do Trabalho, LGPD ou Empreendedorismo que gostaria de ver respondida aqui?
Envie uma mensagem no meu Instagram
, Facebook ou um e-mail para contato@rebekaassis.com.br, e eu terei todo o prazer em responder.

Aproveite e conheça meu trabalho em www.rebekaassis.com.br.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)