No próximo sábado (09), o Polo Poá da ONG Gerando Falcões promoverá um evento especial com a 2ª Caminhada da Mulher em Poá. A iniciativa tem como intuito realizar uma ação comunitária para promover saúde, esporte, autocuidado e autonomia do público feminino nas divisas da cidade de Poá, Cidade Kemel e Itaquaquecetuba.
Durante o trajeto, a caminhada irá envolver diferentes públicos na região dos bairros Jardim Miray, Cidade Kemel, Jardim Santa Luiza e Tubulação.
O evento é totalmente gratuito, visando atender o máximo de mulheres em regiões periféricas. Entre as atrações planejadas do projeto estão incluídas aulão de ritmos, sorteio de brindes, apresentação musical e bazar do projeto “ASMARA”.
Últimas Notícias
- Futura primeira-dama de Poá participa do aniversário de 32 anos da APAE da cidade
- Itaquá Park Shopping realiza ação gratuita de saúde em parceria com a Prefeitura de Itaquaquecetuba nesta sexta-feira (06)
- Clássico natalino “O Quebra-Nozes” será apresentado em 14 de dezembro no Theatro Vasques, em Mogi das Cruzes
A caminhada possui previsão total de seis minutos e está prevista para atravessar as regiões do Sudoeste na rua Registro em direção à rua Araçatuba, seguindo pela rua Alto Brilhante, à esquerda na rua Albino Abreu Figueiredo, percorrendo a rua João Lore e finalizando o percurso na rua Petrúcio Gomes da Silva.
Após o trajeto, as integrantes poderão participar de um aulão de ritmos de dança, sorteio de brindes da Gerando Falcões e assistir a uma apresentação musical especial dos alunos do polo cultural. Além disso, será realizado o bazar do projeto “ASMARA” com as mulheres participantes das comunidades onde ocorre a caminhada.
A iniciativa tem como finalidade apoiar e abrir espaço de venda para as profissionais com outros públicos e plataformas.
Segundo a líder social, Rafa Silva, o projeto transcende os benefícios físicos da prática esportiva e proporciona às participantes o alcance aos aspectos sociais, emocionais e de empoderamento feminino.
“Em muitas comunidades, mulheres frequentemente enfrentam desafios socioeconômicos, limitações de acesso a recursos e estigmas culturais,” destaca Rafa Silva, formada em Educação Física e já atuou como supervisora de Esporte na instituição.
A primeira edição do projeto ocorreu em março de 2023 e surgiu a partir do desejo das alunas da Academia Social em promover uma ação em grupo na região do bairro onde residem. Diante disso, o projeto possibilita um espaço seguro e acessível para reforçar os vínculos de amizade e desenvolver a autoestima do público feminino, bem como a prática de atividade física.
“As ações como a Caminhada da Mulher promovida pela Gerando Falcões são importantes para que as mulheres possam enxergar a sua força e seu potencial, mulheres empoderadas e unidas nos levam a uma sociedade de respeito e igualdade onde a mulher tem autonomia de escolha sobre seu corpo e sua vida,” ressalta a professora da Academia Social, Nauany Carvalho.
Segundo ela, as mulheres de periferia enfrentam batalhas todos os dias e muitas vezes colocam sua saúde e bem-estar em segundo plano.
“A prática esportiva vem como uma forma de aumentar a saúde física e mental podendo diminuir os níveis de estresse, ansiedade e aumentando a autoestima e qualidade de vida, além de promover uma sensação de pertencimento,” finaliza Nauany.
Organizado pelo Polo Poá, instituição parceira da ONG Gerando Falcões, o projeto envolve a equipe técnica Psicossocial, Academia Social e Operação. A sede está instalada próximo à favela da Tubulação e oferece diversas atividades, incluindo oficinas culturais e esportivas, além de proporcionar cursos de Qualificação Profissional para crianças, jovens e adultos moradores da região, visando combater a desigualdade social e o desemprego.
A participação no projeto será aberta ao público, comparecendo no ponto de início do percurso a partir das 9 horas, na rua Registro, número 13, no bairro Jardim Santa Luzia, na cidade de Poá. A meta é que cerca de 300 mulheres participem da ação.
Para mais informações, os interessados podem acessar as redes sociais da líder social comunitária da organização social, Rafa Silva, por meio do link https://www.instagram.com/rafa.silvagf/.