A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba está intensificando o atendimento a pessoas em situação de rua por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). Desde o início das operações, em julho, o serviço já realizou 933 abordagens e prestou atendimento direto a 147 pessoas.
O SEAS integra a rede de Proteção Social Especial de Média Complexidade e tem como principal objetivo identificar e auxiliar pessoas de todas as idades que vivem nas ruas, além de famílias em situação de risco que utilizam os espaços públicos como forma de sobrevivência. A equipe realiza diagnósticos territoriais para mapear pontos de concentração e encaminha os indivíduos para a rede socioassistencial, que inclui os Centros Especializados de Assistência Social (CREAS) e o Centro Pop, focados na reintegração social.
Últimas Notícias
- 20 de novembro: entenda a importância da educação para a promoção da igualdade racial e da consciência negra
- Após sucesso de tratativas lideradas por Ashiuchi, hospital público em Suzano terá serviço de hemodiálise a partir de 2025
- Acidente prejudica o trânsito em via importante de Suzano, nesta terça (19)
A equipe responsável pelo atendimento é composta por uma técnica social, um motorista e três educadores sociais, que percorrem semanalmente as áreas de Itaquaquecetuba em rota rotativa. Esse trabalho é realizado em parceria com a Defensoria Pública e os Conselhos Tutelares, garantindo suporte adequado para todas as faixas etárias.
Em casos que demandam atendimento médico ou segurança, o SEAS orienta acionar o SAMU ou a Guarda Civil Municipal (GCM).
O SEAS atende na rua Araguari, número 74, bairro Vila Virgínia, e pode ser acionado pelo telefone (11) 9 6924 9681, com atendimento disponível diariamente, das 13h às 21h.