A literatura, a cultura e o entretenimento vão tomar conta de Guarulhos a partir desta sexta-feira (06). A cidade recebe a 4ª edição da Bienal Internacional do Livro, que segue até o dia 15 de novembro, no Espaço Inter, na Vila Hermínia. Com programação gratuita, o evento reúne escritores, artistas, atividades culturais e atrações voltadas para diferentes públicos. Entre os destaques desta edição estão o dublador Wendell Bezerra, o criador do canal Manual do Mundo, Iberê Tenório, o escritor Raphael Montes e o quadrinista Marcelo D’Salete. No programa do Hoje Geek, a repórter Isabella Oliva, do portal Hoje Diário, reúne os principais destaques e explica como participar da programação (assista abaixo).
Confira a programação da Bienal
A programação começa na sexta-feira (06), com a apresentação da cantora Roberta Campos, às 20h30. No sábado (07), o público poderá acompanhar o quadrinista Marcelo D’Salete, às 17h; o espetáculo Mundo Bita, às 18h; e a participação da Monja Coen, às 20h.
Já no domingo (08), um dos destaques é o dublador Wendell Bezerra, que participa de um debate sobre o futuro da dublagem e os impactos da inteligência artificial no setor, às 14h. No mesmo dia, o navegador Amyr Klink também participa da programação, às 18h30.
Na segunda-feira (09), o filósofo Clóvis de Barros Filho está entre os convidados, às 20h.
Já na terça-feira (10) terá a participação de Iberê Tenório, criador do Manual do Mundo, e do escritor Raphael Montes, ambos às 20h.
Na quarta-feira (11), o jornalista e escritor Zeca Camargo participa da programação, às 20h. No mesmo dia e horário, o jornalista e criador do perfil Bookster, Pedro Pacífico, participa de um bate-papo sobre literatura e o universo dos livros.
Já na quinta-feira (12), é a vez do poeta Sérgio Vaz, às 20h30. Na sexta-feira (13), o neurocientista Miguel Nicolelis está entre os convidados, às 20h.
Já o sábado (14) reúne atrações para diferentes públicos. A programação começa com a Turma da Mônica, às 14h, seguida pelo espetáculo Beatles para Crianças, às 17h. Às 19h, a economista Nath Finanças participa do evento e, às 20h, o escritor Fabrício Carpinejar completa a programação do dia.
Para encerrar, no domingo (15), o público poderá acompanhar Dado Villa-Lobos e André Frateschi, às 18h30.
Como participar da Bienal?
A entrada na 4ª Bienal Internacional do Livro de Guarulhos é gratuita, mas é necessário realizar um credenciamento antecipado pelo site da Prefeitura https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/siseduc/bienal/credenciar/visitante/.
Pessoas com 13 anos ou mais precisam fazer o cadastro pelo portal de credenciamento da Bienal. Crianças de até 12 anos não precisam de credenciamento, mas devem permanecer acompanhadas por um responsável legal ou adulto responsável durante toda a visita.
Algumas atividades têm vagas limitadas e exigem uma reserva adicional de ingresso gratuito. As reservas são disponibilizadas três dias antes de cada atração, a partir das 12h, pelo site oficial da Bienal https://bienaldolivro.guarulhos.sp.gov.br/.
Local e horários de funcionamento
A 4ª Bienal Internacional do Livro de Guarulhos acontece no Espaço Inter, localizado na Avenida João Cavalari, número 83, na Vila Hermínia. O funcionamento será de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h às 20h.
A programação completa, os detalhes das atrações e as informações sobre credenciamento e reservas podem ser consultados no site oficial da Bienal https://bienaldolivro.guarulhos.sp.gov.br/.



