PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Serei candidato a prefeito de Suzano se o Jorginho Romanos não for”, diz Estevam Galvão em entrevista exclusiva

Um dos entrevistados recentemente no programa Hoje no Ar, do Suzano Hoje, foi Estevam Galvão, ex-prefeito de Suzano e atual deputado estadual.

Estevam Galvão é natural de Suzano, tem 78 anos e conta com uma extensa e conhecida carreira política. O atual deputado estadual começou sua trajetória na política com o cargo de vereador de Suzano, entre 1973 e 1977. Então em 1977 ele se elegeu prefeito da cidade, cargo que foi conquistado por ele mais três, em 1989, em 1997 e em 2000. Entre os anos que não estava em mandato em Suzano, Estevam foi deputado federal em 1986, pela primeira vez. Então em 1995 ele conquista a posição de deputado estadual, assim como em 2007, 2011, 2015 e 2019 (mandato até março de 2023).

Estevam Galvão já ocupou diversos cargos, tendo sido líder do partido Democratas por 10 anos consecutivos. Hoje ele desempenha o papel de corregedor a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).

Como prefeito de Suzano, Estevam colecionou títulos, a exemplo do prêmio Gestor Eficiente em Merenda Escolar, concedido a ele pela qualidade da merenda e a implantação da alimentação natural nas escolas em Suzano.
Ele também foi o Prefeito Amigo da Criança, prêmio conferido pela Abrinq e Unicef pelos relevantes serviços prestados à criança e ao adolescente. Na saúde, o trabalho realizado em Suzano conferiu ao município o prêmio Excelência no Combate à Tuberculose. Estevam também recebeu da Associação Paulista dos Magistrados o Diploma de Reconhecimento pelo trabalho parlamentar em prol da população paulista e brasileira.

Com a entrevista sendo iniciada pelo apresentador Osmar Wang, Estevam é perguntado sobre qual é a maior conquista que ele trouxe para Suzano em seus 50 anos de vida pública.

“Na verdade as conquistas são muitas. Cada conquista é o resultado de uma luta, eu me lembro que quando eu fiz uma das primeiras grandes obras de Suzano, que foi da galeria Armando Sales de Oliveira. Não existia essa galeria, e hoje Suzano inundaria com qualquer chuva, então foi um momento bastante gratificante. Uma outra conquista que eu acho importante é o Viaduto Leon Feffer, eu me lembro muito bem dos congestionamentos que aconteciam aqui e quando eu consegui com o Mário Covas a construção desse viaduto, foi uma alavanca para Suzano, para o desenvolvimento, progresso, para desafogar o trânsito. Mas tiveram outras tantas conquistas importantes, por exemplo o Poupatempo, a estação da CPTM, entre outras.”

Contou o Deputado Estevam.

Ainda no mérito sobre as cinco décadas em que Estevam atua na vida pública, Wang o questiona sobre quais as maiores dificuldades que ele enfrentou nesse extenso período.

“Olha, difícil tudo é. Eu me lembro de quando eu pretendi trazer o SENAI para Suzano, foi em meu primeiro mandato e foi muito difícil. Mas o SENAI está aí, para todas as crianças. Quando eu pretendi também criar a APAE de Suzano, também não foi fácil, ou seja, tudo representa um desafio.”

disse Estevam.

A um determinado momento Wang lê alguns comentários de telespectadores da entrevista, entre um deles está o de Jorginho Romanos, nome que está sendo fortemente cotado para sair como candidato a prefeito em Suzano pelo Democratas nestas eleições. Estevam então declara seu apoio a Jorginho.

“O Jorginho Romanos, eu tenho grande carinho por ele. O pai dele foi muito meu amigo, é uma pessoa que eu nunca vou me esquecer, deixou um grande legado para mim, para minha cidade. E o filho, Jorginho, se tudo correr como eu estou imaginando e nós estamos imaginando, o Jorginho sairá como nosso candidato a prefeito em Suzano. E eu digo que eu vou apoiá-lo com todas as minhas forças. Eu tenho convicção plena de que o Jorginho é uma pessoa amadurecida, muito preparada, com condições de responder a qualquer tipo de desafio dentro da cidade de Suzano.”

afirmou Estevam.

Estevam ressaltou seu apoio pleno a candidatura de Jorginho Romanos pelo Democratas nestas eleições de 2020, porém, também salientou que se Rodrigo Garcia (presidente do Democratas em Suzano) disser que precisa dele, Estevam, para sair como candidato do partido, ele o fará.

“É claro que se me for dada a missão eu aceito o desafio, embora eu acredite que eu posso ajudar muito mais Suzano sendo deputado estadual”.

Disse Estevam.

Entrando no âmbito quanto ao atual cargo de Estevam como deputado estadual, Wang o pergunta sobre uma reunião que o deputado teve com o governador do estado, João Doria, para requisitar 120 leitos voltados ao tratamento da Covid-19 no Hospital das Clínicas de Suzano.

“Eu conversei com o Doria a respeito desse Hospital das Clínicas que está em Suzano. Ele já foi inaugurado e está atendendo somente a pacientes com Covid-19, e esse hospital é uma luta minha também de 10 anos. O Alckmin também tinha inaugurado esse hospital há 2 anos, mas ele ficou fechado. Mas agora eu tenho impressão que esse problema do hospital será resolvido, bom ele já está aberto e atendendo os pacientes com Covid-19. Segundo o que eu tenho gravado, essa conversa que eu tive com o Doria, passando a pandemia o Hospital das Clínicas de Suzano será equipado para atender a nossa cidade e toda a região.”

Explicou Estevam Galvão

Com a abordagem sendo levada a área da saúde, Wang pergunta qual a opinião de Estevam quanto ao até então combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na cidade de Suzano.

“Olha, eu acho que a administração municipal fez tudo que deveria ser feito, na verdade de acordo com a orientação do Governo do Estado, e eu acho que Suzano até está passando bem. Claro que se tem alguns contaminados, algumas poucas mortes, mas eu acho que Suzano quanto a administração se comportou muito bem sim.”

Avaliou Estevam

Estevam Galvão em suas 5 décadas de vida pública realizou diversos feitos, porém, ele conta que teve muitos exemplos que o inspiraram para que ele chegasse até aqui.

“Eu gostava muito do Ulisses Guimarães. Se tivéssemos hoje um Ulisses muito coisa que está acontecendo em Brasília não iria acontecer. Mas eu tenho como referência o Ulisses, o Mário Covas, José Serra, Miguel Arraes. Hoje eu vejo que o Brasil carece de lideranças políticas, por exemplo o Ciro Gomes, é um homem muito preparado, mas ele é destemperado totalmente, é uma pena. Mas agora está nascendo o Doria, que uma liderança importante e é muito competente. A expectativa, a esperança é em gente assim, né? Espero que suja uma liderança, porque o Brasil é um país que está dividido, precisamos que nasça alguém nesse meio que não seja radical, para que esse Brasil ande para todos os lados.”

Disse Estevam.

Estevam Galvão ainda abordou diversos assuntos, mas se você perdeu a entrevista ao vivo não se preocupe, ela ainda pode ser acessada na íntegra abaixo.