PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Inscrições para passa livre e meia tarifa são abertas; benefícios servem para transportes em Suzano e região metropolitana

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) disponibilizou a partir dessa primeira semana de janeiro, as inscrições para o Passe Livre e Meia Tarifa, que permite que aluno do ensino regular, do superior e do técnico tenham gratuidade ou desconto na tarifa do transporte público da região metropolitana; trens e metrôs também são inclusos no desconto e gratuidade.
O regulamento permite que estudantes que tenham uma renda per capita, ou seja, divido por cada indivíduo menor do que 1,5 salário-mínimo, tem direito ao recurso de gratuidade. Aqueles que não se encaixarem nas exigências do Passe Livre, podem ainda solicitar o recurso da Meia Tarifa, que garante 50% de desconto nas cobranças dos transportes públicos. Tanto os ônibus municipais quanto os intermunicipais estão inclusos no desconto. Os professores têm direito a esse benefício caso morem em uma cidade e trabalhem em outra.

Para requisitar o recurso, o aluno ou professor deve conferir se sua instituição de ensino já fez o cadastramento deles no site da EMTU (link abaixo). Depois do registro, os interessados devem preencher o formulário, enviar os documentos exigidos e imprimir o boleto no valor de R$ 23,45. Toda a documentação deve ser digitalizada. O pedido será analisado e dependerá da aprovação dos documentos para a liberação do benefício, o que é feito em até 20 dias úteis.

Para cadastrar-se no site da EMTU e obter mais informações, acesse: www.emtu.sp.gov.br/passe/indexregiao.htm

Transporte em Suzano

Em Suzano, a Secretária Municipal da Educação disponibilizará para o Passe Livre até o dia 15 de janeiro. Os cadastrados poderão transitar gratuitamente pelo transporte municipal.
O programa é direcionado para estudantes que residem na cidade e que possuem uma renda familiar menor do que três salários-mínimos ou renda per capita de até meio salário-mínimo. Também estará disponível para alunos da rede municipal do fundamental I, bolsistas do Ensino Médio e alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A inscrição pode ser feita inteiramente pela internet pelo site da Prefeitura de Suzano (site abaixo). Aqueles que desejarem renovar o recurso devem seguir os mesmos passos. Em caso de dúvidas, o site possui as abas de “Dúvidas Frequentes” e um vídeo com Tutorial de Cadastramento.
Mesmo em caso de aprovação, o crédito do recurso só será liberado conforme as previsões da volta das aulas presenciais, por conta da pandemia do COVID-19.

Para obter mais informações sobre o passe livre em Suzano, acesse: www.suzano.sp.gov.br/web/passe-livre